Como corrigir as cicatrizes de acne?

As cicatrizes geradas pela acne podem ser tão incomodas quanto às próprias espinhas. Hoje, existe uma série de tratamentos eficazes no combate a essas marcas, mas o procedimento vai depender muito da avaliação e orientação médica.

 

Durante o diagnóstico, o Dermatologista vai verificar em qual grupo as cicatrizes estão: queloides, hipertróficas ou atróficas. Após a avaliação, ele vai indicar o procedimento mais adequado.

 

As cicatrizes atróficas são aquelas que apresentam perda de tecido, sendo caracterizadas por depressões e afundamento da pele. As cicatrizes hipertróficas são aumentadas e vermelhas e ficam restritas ao local do trauma, já os queloides também se tornam altos, vermelhos e enormes, superando o limite do local onde a pele foi inicialmente traumatizada.

Hoje, existe uma série de recursos para se tratar as cicatrizes: Infiltração de corticoides, laser, peelings e subcisão.

 

📌Infiltração de corticoides – Diminui a espessura das cicatrizes e apresenta ação anti-inflamatória, diminuindo também possíveis dores e coceira, principalmente na cicatriz hipertrófica ou queloide;

 

📌MMP - Técnica de microinfusão de medicamentos, feito com um sistema de microagulhas, que libera a medicação no local da cicatriz.

 

📌Laser – trata as depressões na superfície da pele ao estimular a produção de colágeno. Esse tratamento também promove o clareamento das manchas. São vários os tipos de laser que podem ser utilizados;

 

📌Peeling químico – Ideal para tratar cicatrizes mais suaves. O Ácido Tricloroacético (ATA) é um dos mais recomendados para tratar lesões superficiais e sem bordas, melhorando a textura da pele;

 

📌Subcisão – Indicado para pacientes com cicatrizes mais profundas, essa técnica aplica movimentos pendulares na derme profunda. Os pequenos traumas resultantes do procedimento estimulam a produção de colágeno. Esse tratamento pode ser associado ao uso de laser não ablativo para resultados mais satisfatórios.

 

Quer saber mais sobre tratamentos para cicatrizes de acne? Agende sua consulta na Clínica Denise Steiner.